top of page

A Ilha Redonda 

São Francisco do Sul é uma cidade rodeada por várias ilhas e uma delas é conhecida popularmente como Ilha Redonda, já que seu formato remete a um círculo. Ali era uma região que atraía muitos pescadores, visto que continha muitos peixes, mas poucos tinham coragem de desbravá-la.

​

Pescador que é pescador pega seu barquinho e encara o alto mar logo de madrugada. Por ser uma região propícia a paradas, muitos homens levam suas embarcações até as areias das ilhas e tomam um tempo para descansar. Entretanto, a Ilha Redonda sempre foi a mais evitada para essa situação.

​

Os poucos antigos que vivenciaram uma aventura noturna naquela região contam os mais assombrosos mistérios. Em noites de lua cheia, pontualmente à meia-noite, o silêncio que dominava toda a ilha e que nem as cigarras se atreviam a invadir era interrompido pelo som distante de um solitário lenhador abatendo árvores com seu machado.

Design sem nome (2)_edited.jpg
Design sem nome (2)_edited.jpg

O barulho horripilante era ouvido por toda ilha, mesmo que em baixa frequência, e fez com que muitos pescadores partissem rapidamente do local. Da mesma forma que o som iniciava, ele terminava, bruscamente e com hora marcada. Após meia hora, o “lenhador” encerrava seu trabalho. O machado era guardado e o silêncio voltava a tomar conta da Ilha Redonda.


Certa vez, o barulho do homem derrubando as árvores foi tão ensurdecedor que muitos esperavam encontrar uma grande área desmatada no dia seguinte, mas não foi isso que aconteceu. Nem uma árvore sequer estava caída.


Descrentes das histórias de barulhos estranhos e de um “lenhador” misterioso, alguns pescadores, munidos de bravura, decidiram passar uma noite na ilha. Todavia, a coragem logo se esvaiu quando o primeiro tintilar do machado foi ouvido. O que circula na cidade é que até hoje eles escutam o barulho da ferramenta batendo contra a árvore à meia-noite. 

bottom of page