top of page

Um caminho espinhoso

roman-melnychuk-85DI6Nw8WFc-unsplash_edited.jpg

Em uma fazenda, bem no interior da cidade, havia uma jovem menina que encantava a todos com a sua simpatia e inocência. Apesar da pouca idade, ela já conhecia de perto o luto e a saudade, pois logo nos primeiros anos de vida perdeu seus pais. Por isso, a pequena vivia com seus tios, que a tratavam muito mal.


A menina percorria aquela fazenda de cima a baixo, conhecia cada cantinho e caminho daquele lugar. Mesmo sendo maltratada por seus tios, ela conseguia encontrar felicidade naquele local. 


Os grandes campos da fazenda eram rodeados pelas mais diversas flores e, entre elas, eram cultivadas as mais belas rosas. A criança sempre foi uma admiradora da natureza e adorava passar suas tardes rodeada pelo perfume floral, mas tudo isso mudou. Certo dia, a roseira começou a prender seus galhos no vestido da menina, que puxava o tecido e acabava rasgando um pedaço.

Design sem nome (3)_edited.jpg

A jovem achou que foi uma coisa do acaso e não deu muita bola, mas, no dia seguinte, a situação voltou a acontecer. Todas as vezes que ia à escola ou voltava pra fazenda, a roseira dava um jeito de se enrolar na barra da saia da menina. 


Assustada e farta da situação, ela resolveu contar a história a seus tios. Assim que abriu a boca para reclamar, veio o arrependimento. Seus tios não acreditaram nas suas palavras e apenas a mandaram passar longe da roseira, como se isso fosse possível ou fosse ajudar na situação.


Mesmo assim, a criança tentou seguir o conselho de seus tutores e passou o mais distante possível das flores. Porém, foi surpreendida por um galho agarrando sua roupa novamente. Essa foi a última gota para a menina estourar e deixar o pavor transparecer. Ela foi correndo desesperada em direção à casa. As lágrimas embaçavam sua vista e a faziam tropeçar ao longo do caminho. Apesar disso, ela não olhava para trás. 

Design sem nome (4)_edited.jpg

Vendo o estado da sobrinha, os tios não conseguiram deixar pra lá e prometeram resolver o problema. No dia seguinte, a roseira foi cortada até a raiz com um machadinho. Embaixo das ramificações, os tutores foram surpreendidos ao encontrarem um pote repleto das mais variadas riquezas. 


Com toda a fortuna encontrada, os mais velhos compraram várias outras terras na região. Eles multiplicaram a riqueza e se tornaram grandes proprietários locais. E a menina? Foi mandada para longe e não pôde aproveitar nem um centavo da riqueza descoberta. A grande responsável por encontrar o pote de ouro foi destinada a ficar sem nenhum tostão. 

bottom of page